terça-feira, 26 de novembro de 2013

Sintonia

No início deste ano decidi me dedicar 100% aos estudos, depositei todo o meu foco em livros, apostilas e cadernos. Não posso negar que foi essencial à minha vida, meu rendimento aumentou totalmente e hoje eu posso dizer que não sou mais atrasada em relação a uma pessoa razoavelmente inteligente da minha idade. Meu desejo pela intelectualidade falava a cada dia mais alto, não me arrependo.
Quando cogitavam na hipótese de retornar à academia, o discurso era o de sempre: "Não tenho tempo pra essas coisas! Deixar de estudar por mais de 2 horas pra ficar malhando o corpo? Isso não vai me dar futuro, prefiro malhar a mente." Para muitos é fácil dizer que a sintonia entre corpo e mente é fácil, mas, eu, ainda não encontrei essa sintonia. Pois bem, nesses 10 meses apenas estudando, estudo e estudando(cerca de 10 horas por dia), me via nervosa, ansiosa e desequilibrada. Por isso, comprava enormes barras de chocolate, era frequentadora de carteirinha do Mc Donald's e afins... Crente que isso ajudaria o meu foco, apelidei esse ano de 2013 como o Ano do Lixo, nada de saudável entrava na minha casa além de excelentes revistas e livros. No começo do ano pesava 82 quilos, o que é demais para uma pessoa de 16 anos e 1.58 de altura, mas como sempre fui gorda, fui relevando... Nunca deixei de namorar ou de sair por me sentir gorda, por mais que minha auto-estima sempre se encontrasse no chão, não me importava com isto. 10 meses depois, me deparei com a balança. Absurdos 104kg marcavam nela me levando ao desespero, mas me consolei ao saber que na faculdade não terei tempo pra comer besteiras ou pensar em engordar, mas tudo isso pesou muito na minha vida, minha nota no vestibular foi a pior que pude imaginar(ainda pior) e tudo isso me levou a retornar à academia, tentando uma reconciliação com tal. Nunca tive grande foco para emagrecer, força de vontade nunca fez parte do meu vocabulário, mas realmente percebi que uma alimentação minimamente saudável é o mínimo que podemos fazer por nós mesmos. 

Enfim, voltei a malhar. Meu rendimento caiu uns 30% na escola e meus planos de estudos começaram a ficar desfalcados, mas consigo sentir que a vida precisa de um pouco de saúde fisiológica, além de mental. Sei que nunca deixarei de malhar meu cérebro, é isso me me mantém viva, mas aprendi a importância da saúde física e pretendo levar isso por longos anos da minha vida. 
Como disse, não consigo equilibrar meu foco em duas coisas ao mesmo tempo, portanto, não sou a aluna mais exemplar da academia, muito pelo contrário! Em 1 mês incompleto, não consigo obter resultados visíveis(estética), mas sinto que essa caminhada é longa e que, no meu ritmo, vou conseguir sintonizar corpo e mente, sendo uma aluna exemplar, passar para a Faculdade Federal que tanto almejo, tendo um corpo não bonito, mas saudável! Não quero ser magra, muito menos a gostosona da rua(como algumas vizinhas), mas quero ser feliz sem precisar dizer "Cadê a novidade" quando me lembram que sou gorda, balofa, obesa. Em 3 semanas e meia, eliminei cerca de 6 quilos da balança, não é nada para quem precisa perder, em média, 30. Não sei se vou chegar lá, mas sei que vou tentar até atingir o meu limite(sem ultrapassá-lo)
Viva a sintonia corpo e mente, viva a saúde plena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário